- Não vá onde não foi convidado
- Não faça visitas em horário de almoço
- Não dê opiniões, onde não foi chamado
- Não entre no quarto do anfitrião
- Não ligue após às 22 horas
Até os sete anos de idade fui criada pela minha avó D.Eulina, baiana e aquariana.
Ela tinha um coração enorme, mas enorme também era sua rigidez. Era cheia de princípios, ética e regras.
As regras foram adaptadas ao tempo atual, mas nunca vão sair de moda.
Não vá onde não foi convidado
Se quisessem sua presença, teriam lhe chamado. Impor nossa presença pode causar mal estar e constrangimento. E não esqueçam de que convidado não convida.
Não faça visitas no horário das refeições
Em muitas famílias essa é a melhor oportunidade de conversar, saber o dia do outro, resolver alguma questão rápida. Também é possível que não estejam preparados para essa visita, então se pretende ir, avise sempre com antecedência de sua presença.
Não dê opinião onde não foi chamado
Quantas vezes somos impulsionados a dizer o que pensamos sobre algo que vemos, sabemos ou ouvimos? Mas não é raro que essa opinião vire fofoca, briga, ou seja, considerada intromissão. Por isso seu conselho, dica ou palpites, só serão bem vindos quando solicitados.
Não entre no quarto do anfitrião
Se temos uma casa inteira para interagir, confraternizar e conversar, para que entrar nos quartos? É um local onde seus donos normalmente são 100% naturais, com hábitos e regras que não devemos violar. Então, se você não for convidado a entrar no quarto, não faça e se precisar entrar, bata na porta e aguarde a resposta.
Não ligue após às 22hs
A menos que seja algo que precise ser feito. Se for algo que o outro não possa ajudá-lo imediatamente, evite ligar. Passar uma noite acordado ou preocupado com algo que não tem como ajudar, não é correto. Ligue ao amanhecer.
*Esse texto é autoral, mas baseado em um post que recebi sobre educação.


Deixe um comentário