- Ser pontual
- Pedir desculpas
- Agradecer
- Saber ouvir
- Ser gentil
Falar de boas atitudes é bem amplo. E em um mundo onde devolver o que não é seu, vira notícia dá para notar o quanto esse assunto devia cada dia mais fazer parte do nosso cotidiano.
Ter boas atitudes não significa ser bonzinho, mas muitas vezes significa ser ético, consciente e responsável. Quando reconhecemos o esforço de alguém estamos dando a ele a oportunidade de continuar fazendo o seu melhor.
Ser pontual
Tem coisa mais desagradável do que ficar um tempo considerável esperando alguém? Ainda que seja em casa? Muitas vezes o seu atraso pode estragar todo o planejamento do dia de alguém.
Sei que com os meios de transportes públicos e o trânsito que temos, muitas vezes não é proposital, mas ao contrário do que alguns pensam, essa atitude não é elegante.
Pedir desculpas
Quando pedimos desculpas, estamos evoluindo como seres humanos.
Estamos crescendo e reconhecendo nossa falha ou erro, mas não pensem que o fato de pedir desculpas pode fazer com que erre diversas vezes com a mesma pessoa ou cometa o mesmo erro com diferentes pessoas.
Para enriquecer com essa atitude, ela precisa ser livre de qualquer outra intenção que não a de se redimir do fez ou disse de errado.
Agradecer
Gratidão é uma das palavras mais bonitas que existe. Costumamos agradecer a Deus ou a um ser superior por uma graça recebida, mas muitas vezes esquecemos de agradecer a um amigo, um vizinho ou um parente por um favor que nos foi prestado.
Experimente dizer “agradecido” ou “gratidão”, sempre que possível evite usar ‘obrigada(o)”, porque de verdade não somos obrigados a nada.
Saber ouvir
Tem algo mais frustrante do que estar contando algo a uma pessoa e ela ficar competindo com você para saber quem está com maior problema? Saber ouvir é uma arte e das grandes.
Tente ouvir sem emitir opiniões, a menos que peçam. Demonstre atenção e faça perguntas coerentes para demonstrar que está ouvindo e não precisa dizer que se a pessoa lhe contou algo é porque confia. Faça valer essa confiança.
Ser gentil
Segundo a coach especialista em desenvolvimento humano, Vivian Wolff, “a gentileza é definida como a qualidade de ser amigável, generosa e atenciosa”. Gostei tanto dessa definição que guardei para mim.
Ser amigável é algo tão prazeroso que devia ser matéria escolar.
Quando cumprimentamos alguém, cedemos o lugar, carregamos sacolas, entre outras coisas, estamos sendo educados, mas também gentis e se fizer disso um exercício diário, logo seremos pessoas mais felizes e de bem com a vida.
Seja gentil, esteja você sendo filmado ou não.


Deixe um comentário