5 Dicas de como ter ideias para escrever
Produzir conteúdos para as mídias sociais definitivamente não é uma tarefa fácil. Ainda mais nos casos que necessitam de consistência e periodicidade. Às vezes nos deparamos com o que as pessoas chamam de bloqueio criativo, ou seja, faltam ideias.
A inspiração para criar varia de pessoa a pessoa e pode sofrer a influência de fatores externos ou internos, relativos ao autor. A obrigação de criar algo pode ser um estímulo para uns, enquanto que para outros essa mesma obrigação pode gerar um grande bloqueio. O fato é que não há uma resposta universal para o estímulo à criatividade, mas alguns hábitos podem auxiliar esse processo. Pelo menos, para a maioria das pessoas.
Relaxe a mente
O estresse quase sempre pode desestimular a criatividade, especialmente na criação de textos. Procure relaxar por alguns minutos todos os dias. Meditação e Yoga podem ser boas alternativas. Um breve cochilo também pode ajudar a relaxar.
O bloqueio pode ser causado por preocupações como contas a pagar, noites de insônia ou má alimentação. Procure resolver esses tipos de problemas o quanto antes para evitar o acúmulo e consequentemente o estresse.
Leia muito
Ler é um dos maiores estímulos à criatividade. Uma boa leitura pode não resolver sua falta de inspiração imediata, mas certamente trará benefícios ao seu processo criativo.
Ler amplia o seu vocabulário e lhe ajuda a conhecer e aprender novos estilos.
Construa um banco de ideias
Outra boa dica para se inspirar é manter um banco de ideias. A inspiração pode surgir a qualquer instante na sua cabeça, mas, às vezes, você não tem tempo para desenvolver a ideia naquele momento.
Para que essa ideia não seja esquecida o ideal é anotar. Uma sugestão é utilizar uma agenda ou mesmo um caderninho para as anotações. Quanto mais fácil e rápido for para anotar e consultar as ideias, melhor.
Escreva bastante
Escrever artigos, livros, contos etc, é uma arte. Assim como toda arte que necessita basicamente do cérebro. A escrita é uma habilidade que pode ser adquirida por todas as pessoas. Um requisito fundamental para o desenvolvimento de qualquer habilidade é a prática. Escreva sempre e escreva muito. O exercício ajuda no desbloqueio criativo e condiciona o cérebro ao hábito. Escreva qualquer coisa. Um diário, uma lista de tarefas detalhada… simplesmente escreva.
Apresente suas ideias
O feedback das pessoas podem gerar ótimos estímulos para a criatividade. Seja ele bom ou ruim, o importante é tomá-lo como aprendizado para seus textos. Apresente suas ideias e textos para as pessoas. Não precisa ser um colega de trabalho nem mesmo outro autor. Se você já tiver um público específico, apresente uma prévia e interaja com os leitores. Procure entender como a mensagem do seu texto foi interpretada e o que mais agradou ou desagradou.
Leia também: 5 Dicas para ler mais


Deixe um comentário