- Só deitar quando estiver com sono
- Mantenha o ambiente limpo
- Desligue-se das redes sociais
- Evite a ansiedade
- Mantenha uma rotina
Todos nós conhecemos alguém que quando perguntados sobre o que mais gosta de fazer, respondem dormir. A verdade é que nem todos conseguimos fazer bem o que é considerado pela ciência imprescindível à saúde.
O sono é tão importante quanto beber água ou se alimentar. Como o assunto é vasto, vou sugerir algumas formas de tornar esse momento menos difícil para alguns.
Só deite quando estiver com sono
Sabemos que a cama é um local onde gostamos de fazer muita coisa prazerosa, como ler, sexo, assistir à televisão etc… e podemos continuar fazendo essas coisas se não tivermos como finalidade adormecer.
Quando a ideia for apenas dormir, só deite quando estiver com sono. Isso fará com o que cérebro perceba que é o momento de adormecer.
Mantenha o ambiente limpo
Como o quarto normalmente é um local de relaxamento, tente mantê-lo o mais aconchegante possível. Roupas de cama limpas, travesseiros adequados, pouca luminosidade e silêncio.
Desligue-se das redes sociais
As redes sociais têm se mostrado muito presentes na vida de todos, mas sabemos que nem tudo nelas é saudável, mas como queremos dormir tranquilos, desligue-se delas. Dificilmente terá algo que não possa ser resolvido pela manhã.
Evite a ansiedade
É difícil, mas podemos tentar. Troque o refrigerante ou café por um chá (exceto os estimulantes) ou leite morno, ouça uma música suave e foque em pensamentos bons.
Mantenha uma rotina
Com a vida corrida que temos, rotina saudável é difícil, mas não tê-las pode impactar diretamente na sua noite de sono. Então, evite refeições muito próximas da hora de deitar, cafeína pelo menos duas horas antes e tente deitar sempre o mesmo horário durante a semana.
O organismo entende e respeita o que você impõe. Não fique deitado, rolando na cama se estiver sem sono.
Algumas pessoas não precisam de qualquer ritual para dormir, mas infelizmente esses números são bem menores do que deveria. Uma noite mal dormida é um relato frequente em consultórios médicos.
Devemos fazer o possível para evitar os indutores do sono, mas se de toda tentativa, ainda deixam que demorem a dormir, acordar durante à noite e não conseguir conciliar o sono novamente, acordar cansado ou mal-humorado, dores de cabeça ou prejuízo nas ações diárias, consulte um médico.
Fontes: https://www.medley.com.br/blog/saude-mental/como-dormir-bem
ttps://www.uol.com.br/vivabem/


Deixe um comentário