Dicas para Relaxar o Corpo e a Mente
- Respiração
- Postura de yoga
- Equilíbrio dos chakras
- Ervas e óleos
- Desconectar-se
Somos bombardeados com enxurradas de informações a todo o momento, sem contar com os acontecimentos que afetam o país e o mundo, como a crise econômica, crise política, violência urbana, mudanças climáticas, pandemia… ufa!
Não há quem não possa se sentir afetado por essa avalanche de desestabilizadores físicos e emocionais. Para diminuir esse “peso” nos ombros, precisamos manter o equilíbrio da mente e do corpo. O ideal para isso é adotar algumas medidas de autocuidado.
A seguir, sugerimos algumas dessas práticas que poderão trazer muitos benefícios, além de manter a mente e o corpo muito mais relaxados.
Respirar
Para proporcionar uma sensação de relaxamento, principalmente quando estamos ansiosos ou precisamos de foco, devemos respirar profundamente. A respiração profunda traz muitos benefícios para a saúde física e mental.
Já percebeu que a maioria das técnicas de relaxamento é focada na respiração profunda?
Com o cérebro mais oxigenado, as funções cognitivas são melhoradas, o que aumenta a concentração, o raciocínio, a memória, a fala, o pensamento, entre outros.
Experimente: inspire profundamente, como se estivesse direcionando o ar para o centro do tórax, cinco vezes seguidas. Expire soltando o ar lentamente e deixe seu peito desinflar aos poucos. Essa técnica o deixará mais calmo e relaxado.
Postura de yoga
“Mudras” são posturas para as mãos que influenciam o fluxo de energia através do corpo e que podem provocar efeitos mentais e físicos. É uma postura discreta e podemos praticar sem que ninguém perceba.
Para o mudra gyan é necessário tocar o polegar com o dedo indicador, deixando os outros dedos abertos e relaxados. Essa postura acalma, além de melhorar a concentração.
Para a mudra shuni, toque no seu polegar com o dedo do meio, deixando os outros abertos e relaxados. Essa postura aumenta a conscientização e estimula a paciência.
Para a mudra prithvi, toque o polegar com o dedo anelar e deixe os outros dedos abertos e relaxados. Essa postura aumenta a sensação de instabilidade e autoconfiança.
Para finalizar a sequência, a mudra buddha – basta tocar o polegar com o dedo mindinho e deixar os outros dedos abertos e relaxados. Essa postura aumenta a clareza mental e a intuição.
Equilíbrio dos chakras
A energia do corpo se concentra em centros de energia, onde os chakras atuam, constituindo nosso corpo energético.
Existem sete chakras ao longo da nossa coluna até o topo da cabeça, são eles:
o muladhara (chakra básico ou da raiz) localizado no períneo;
o svadhisthana (chakra do sacro ou sexual) localizado a três dedos abaixo do umbigo;
o manipura (chakra do umbigo ou do plexo solar) localizado na região do umbigo e perto da base do estômago;
o anahata (chakra do coração ou cardíaco), localizado na altura do coração, perto do peito;
o vishuddha (chakra da garganta ou laríngeo), localizado na região da frente da garganta;
o ajna (chakra do terceiro olho ou frontal) localizado no ponto entre as sobrancelhas;
o sahasrara (chakra da coroa ou coronário) que possui a formação de uma coroa de luz no topo de nossa cabeça.
Como em qualquer ponto do nosso corpo, os chakras podem ter muito ou pouca energia e também podem se desequilibrar de outras maneiras. Se os chakras estiverem desarmonizados, a energia não flui suavemente pelo nosso corpo.
Uma maneira de harmonizar os chakras é através da meditação: concentre-se em cada chakra individualmente e visualize a quantidade certa de energia.
Se o nível for de energia baixa, visualizar mais energia no chakra; se a energia for baixa, transferir um pouco dessa energia para a terra.
Para finalizar, visualizar essa energia fluindo do chakra básico e irradiar até o chakra da coroa, como um chafariz, e, em seguida, imaginar uma cascata ao seu redor, para formar a sua aura.
Ervas e óleos
As plantas podem nos ajudar a relaxar de várias maneiras. Manter vasos de plantas em casa nos proporciona um ambiente mais tranquilo. Os aromas dos vegetais também nos auxiliam por serem calmantes e revigorantes.
As ervas secas podem ser usadas na culinária e no preparo de chás. Os óleos essenciais podem ser colocados em difusores de ambientes, usados em travesseiros ou como fragrâncias de uso pessoal.
A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes tipos de óleos essenciais que estimulam diferentes partes do cérebro e podem ajudar a aliviar alguns sintomas como a ansiedade, por exemplo.
As opções de óleos essenciais mais conhecidos incluem âmbar, bergamota, camomila, jasmim, lavanda, sândalo e ilangue-ilangue.
Desconectar-se
Não existe descanso mental enquanto estamos totalmente “ligados” em nossos dispositivos móveis.
Por isso, é necessário que abandonemos (o máximo de tempo possível) o uso de celulares, tablets, computadores e até da televisão para podermos realmente relaxar o corpo e a mente.
Algumas atitudes podem ser tomadas como evitar levar o celular enquanto se desloca pela casa, por exemplo.
Deixar o celular de lado por algumas horas, não quer dizer que precisa desligar o aparelho, mas se for possível, desligue ou deixe-o longe por algum tempo. Ler um livro, apreciar a natureza, fazer um trabalho manual, são atividades que ajudam na concentração, além de relaxar.
Uma boa dica é definir um horário para o uso do celular e outros dispositivos eletrônicos, assim organizará melhor o seu tempo. Lembre-se que muitas pessoas podem passar horas compartilhando assuntos ou notícias que não são tão importantes.
Esse tempo desperdiçado poderia ser mais útil se fosse preenchido com atividades mais prazerosas. Isso sim seria relaxante!
Fontes de pesquisa:
Almanaque Wicca 2020. Editora Pensamento.
http://natura.com.br
http://melhorcomsaude.com.br
Leia também: Dicas Esotéricas


Deixe um comentário