- Usar preservativo
- Fazer o exame preventivo
- Tomar a vacina
- Ficar atento a possíveis sintomas
- Manter-se informada
O câncer de colo de útero é o terceiro de maior incidência de casos no mundo, mas por ser possível prevenir. Ele é também um dos que têm o maior índice de cura.
Usar preservativo
O preservativo, seja ele masculino ou feminino, é um bom aliado para que não sejamos infectados pelo HPV (Papiloma Vírus Humano), como também previne o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Fazer o exame preventivo
Toda mulher com vida sexual deve realizar o exame preventivo que deve ser a critério médico. Não fazê-lo pode representar um grande risco à saúde da mulher. No caso de ser encontrado algo errado, exames complementares serão solicitados.
Tomar a vacina
A vacina contra o HPV foi a maneira mais eficaz que surgiu nos últimos tempos para nos proteger da doença. No entanto, ela precisa ser tomada preferencialmente em quem nunca foi exposto ao vírus ou quem ainda não iniciou a vida sexual.
Fique atenta a possíveis sintomas
O câncer de colo, assim como a maioria deles, é assintomático e muitas vezes demora anos para aparecer. E ainda há pessoas que não desenvolvem a doença, mas continuam transmitindo. No entanto, se você perceber corrimentos anormais, sangramento ou dor após o ato sexual, constipação, entre outros, ligue o alerta e procure um médico.
Mantenha-se informada
Conhecer nosso corpo é fundamental para que saibamos quando algo não está bem. Leia e converse sobre o assunto, não busque a internet como meio de se automedicar e sim de saber mais sobre o que lhe aflige. Procure por sites específicos e fique atenta.
Fontes:
Instituto Oncoguia e Biblioteca virtual em saúde (Ministério da Saúde)


Deixe um comentário