5 Dicas de Brincadeiras Folclóricas para Animar a Garotada

Brincadeiras Folclóricas

O Folclore

“Você sabe o que é folclore? Vou lhe dar a explicação. É tudo aquilo que vem do povo e nasce livre do coração…” (paródia da música Asa Branca)

Folclore é o conjunto de saberes populares formados pelos mitos, contos, lendas, parlendas, cantigas, danças, artesanato, comidas, rezas, simpatias, adivinhas, ditos populares e demais costumes passados de geração em geração.

O folclore brasileiro é muito diversificado, pois tem influência das culturas de povos africanos, indígenas e portugueses.

Entre essa diversidade cultural, destacam-se, também, as brincadeiras folclóricas que, embora muito menos praticadas, ainda resistem ao longo do tempo, apesar da tecnologia cada vez mais presente na rotina da garotada.

Nas escolas, principalmente na educação infantil, as brincadeiras são utilizadas para estimular a interação social, a cognição, a coordenação motora, a criatividade e a concentração.

As brincadeiras folclóricas como não têm autores definidos, podem passar por modificações, sejam nos nomes ou nas regras, dependendo da região do país.

Alguns brinquedos tradicionais dentro da cultura popular são, infelizmente, cada vez mais raros de se ver (eles eram uma “febre” nas periferias urbanas) como: o pião, a bola-de-gude, a pipa ou o estilingue.

Não se pode esquecer que tanto a pipa como o estilingue tem que ser manuseados com cuidado para não trazer danos a terceiros. No caso da pipa, é proibido utilizar cerol na linha, assim como comercializar linhas cortantes, pois estão sujeitos à ação penal.

Seja para relembrar os tempos de infância ou para apresentar novas opções para as crianças cada vez mais “conectadas”, vale a pena rever e inserir brincadeiras que estimulam a criatividade de forma divertida e muito mais saudável.

1 Dança das Cadeiras

Para essa brincadeira folclórica de sucesso, principalmente nas festinhas, coloque uma quantidade de cadeiras em círculo de acordo com a quantidade de crianças, menos uma.

Exemplo: para 8 crianças, colocar 7 cadeiras. Elejer um “DJ” para colocar a música e interromper de forma aleatória. Quando parar a música, todos devem sentar nas cadeiras.

A criança que não conseguir, está fora da brincadeira. Assim, cada vez que uma sair, retira-se uma cadeira. Ao final, ganha quem ficar sentada na última.

2 O Chefe Mandou

Essa brincadeira folclórica é muito boa para auxiliar na execução e compreensão de tarefas do dia a dia.
Escolher quem será o chefe da rodada.

Ele tem que dizer seguido da resposta das outras crianças: “Boca de forno. Forno! Tira um bolo. Bolo! Fareis tudo que o mestre mandar? Faremos todos!”

Depois da resposta, o chefe manda fazer… a imaginação é por conta da garotada!

3 Forca

Uma das brincadeiras folclóricas mais educativas que envolve adivinhação de palavras.
Alguém escolhe uma palavra e desenha uma forca e vários traços para serem preenchidos.

O número de traços deve corresponder ao número de letras das palavras. Cada criança vai tentar adivinhar, deve falar uma sugestão de letra por vez. Se acertar, o traço é preenchido com a letra. Se errar, é desenhado a parte do boneco que vai ser enforcado.

O objetivo do jogo é adivinhar a palavra antes do enforcamento.

4 Pedra, Papel e Tesoura

Brincadeira para pares (preferencialmente): com as mãos para trás, os dois repetem: pedra, papel ou tesoura. Quando um falar “valendo”, cada um escolherá o seu formato e apontar para o chão.

Para entender: com a mão fechada – pedra; mão aberta – papel; mão com dois dedos – tesoura. Quem irá ganhar o jogo? Pedra ganha da tesoura, porque pode quebrá-la. Tesoura ganha do papel, porque pode cortá-lo. Papel ganha da pedra, porque pode enrolá-la.

5 O Gato Mia

A brincadeira é muito parecida com a cobra-cega, pois envolve um grupo de pessoas. A diferença é que quando uma delas, vendada, encosta em outra, essa faz um som de miado.

Através do som, quem está vendado tenta adivinhar quem é. Se adivinhar, o jogo passa para a outra pessoa tocada. Do contrário, recomeça.

Outras brincadeiras

Existem ainda muitas brincadeiras oriundas do folclore como a amarelinha, o esconde-esconde, o pique, o passa-anel, pular corda, queimada, entre outras.

A sugestão é soltar a imaginação e aproveitar essas dicas para ensinar de forma lúdica às crianças a valorizarem a nossa cultura popular.

Fontes de pesquisa:
www.bigmae.com
www.todamateria.com.br

Leia também: 5 dicas de lanches nutritivos e divertidos


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *