O país enfrenta um período difícil: a escassez hídrica. Com a carência nos reservatórios das principais usinas hidrelétricas, pois a média das chuvas foi abaixo do esperado (entre julho de 2020 a julho de 2021), o cenário hídrico para os próximos meses é preocupante.
Esse é um problema que tem se repetido nos últimos anos, mas não em um grau de intensidade como o visto neste ano.
Precisamos fazer também a nossa parte, que é economizar para não termos que enfrentar um apagão por falta de energia elétrica ou falta de água em nossas torneiras.
Se cada um fizer a sua parte, poderemos passar por mais essa crise com menos prejuízos até as chuvas voltarem a sua afluência normal.
Como economizar luz:
Aparelhos eletrônicos
Tirar os aparelhos da tomada reduz o consumo de energia elétrica. Isso não é mito. Entre os “vilões” do consumo de energia estão os televisores e fornos micro-ondas.
Não se iluda: manter esses aparelhos e os demais em modo “stand by” contribui para o aumento na sua conta de luz, sim!
Chuveiro elétrico
Responsável por quase 35% dos gastos na conta de luz durante o inverno.
Para amenizar isso, o ideal é manter o modo “verão” do chuveiro e optar por banhos mais rápidos, não esquecendo de fechar a torneira ao ensaboar para reduzir o gasto com a água.
Ferro elétrico e máquina de lavar
Para consumir menos energia elétrica, tanto com o ferro quanto a máquina de lavar, o recomendável é juntar toda a roupa para lavar e passar de uma só vez na semana.
Geladeira
Ela representa de 15% a 20% do valor da conta de energia. Recomenda-se deixar o aparelho em lugar ventilado, sem encostar em paredes e longe de raios solares e fontes de calor.
Atenção: não use a parte traseira da geladeira para secar roupas e calçados.
Lâmpadas
Elas representam até 15% da conta de energia.
Algumas práticas diminuem muito o consumo como: trocar as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, aproveitar a luz natural nos cômodos com janelas e cortinas abertas durante o dia e deixar a luz apagada em ambientes que não estão sendo utilizados.
Como economizar água:
Banheiro
Banhos demorados gastam em média de 95 a 180 litros de água. A dica é simples: para economizar o ideal é tomar banhos rápidos. Ao ensaboar, desligue a torneira.
Essa prática também vale para quando for escovar os dentes. Não deixe a torneira aberta, isso pode representar um desperdício de até 25 litros e escolha, se possível, por torneiras com acionamento automático.
Outra fonte de desperdício é a descarga, por isso o ideal é acionar somente o tempo necessário. Uma válvula de descarga pode consumir até 20 litros de água, quando acionada por muito tempo.
Cozinha
No preparo da comida e lavagem de louças, procure deixar a torneira aberta o menor tempo possível. Não se esqueça de verificar se a torneira está bem fechada, pois em gotícula em gotícula, o desperdício pode ser grande.
Áreas externas
Os pátios, quintais e calçadas podem ser lavados com água reutilizada para economizar. Como fazer isso: aproveitar a água que sai da máquina de lavar, por exemplo.
Vazamento
Sempre verifique se há desperdício de água na rede interna do seu imóvel. Se houver vazamento, faça logo o reparo.
Balde
Esse é um aliado para quem não quer desperdiçar água. Quando pensar em lavar o carro, molhar as plantas ou lavar a calçada, ao invés de utilizar a mangueira, use um balde! Usar um regador também é uma boa dica para economizar água e tempo.
Fontes:
https://extra.globo.com/economia
https://acontece.com
Leia também: 5 Dicas para organizar suas finanças pessoais


Deixe um comentário