Como Controlar a Ansiedade

Como controlar a ansiedade

5 Dicas para Diminuir a Ansiedade

  1. Pratique exercícios e técnicas de relaxamento.
  2. Invista em um estilo de vida saudável.
  3. Dê um tempo da rotina.
  4. Tenha um hobby como válvula de escape.
  5. Encontre o equilíbrio consigo mesmo.

Ansiedade e Vida Moderna

A palavra “ansiedade” tem sido cada vez mais utilizada, seja nos meios de comunicação ou nas rodas de conversa. Além de cada vez mais presente nos assuntos diários, a ansiedade tem se tornado mais comum na vida das pessoas. 

A ansiedade já é considerada um dos males do século 21, acometendo de forma crônica milhões de pessoas ao redor do mundo, de todas as classes sociais.

É curioso ouvir que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de habitantes ansiosos da Terra, com quase 10% da população. 

O número é realmente assustador e conviver com a ansiedade também é, seja a pessoa que é ansiosa ou os que convivem com ela. Certamente, um certo nível de ansiedade é considerado normal, uma reação biológica do corpo humano.

A ansiedade a que este texto se refere é de sentimentos excessivos, de medo, angústia, preocupação em demasia, sensação de desespero por coisas comuns.

Quando estes sentimentos interferem no bem-estar e no dia a dia é hora de ligar o sinal de alerta. Muitas vezes é necessária a ajuda de um profissional (como psicólogos e psiquiatras ou homeopatas).

A ansiedade prejudicial não é apenas a exacerbação de sentimentos nocivos, trazendo sofrimento psicológico, como estresse, depressão, impaciência, etc. Ela pode se tornar psicossomática, ou seja, causar efeitos físicos.

Os mais comuns são queda de cabelo, coceiras (como alergias), distúrbios do sono, dor de cabeça (e enxaqueca), falta de ar, gastrite e taquicardia. Mas há muito mais doenças físicas associadas ao psicológico, até doenças crônicas.

Por isso é tão importante estar alerta!

Não é vergonha ou demérito nenhum pedir a ajuda profissional para lidar com a ansiedade. Na verdade tem se tornado cada vez mais comum, visto que vivemos em uma sociedade que exige cada vez mais de todos nós, com escassez de tempo, dinheiro, exposição a trabalhos extenuantes, etc. 

Veja aqui algumas dicas para contribuir com o controle da ansiedade.  Importante reiterar que em muitos casos a intervenção profissional é a única opção viável. 

Pratique Exercícios de Relaxamento

A primeira dica é a prática de alguns exercícios simples de relaxamento!

Sentiu o coração acelerando? Aquela sensação ruim que precede uma crise ansiosa? Alguma situação mexeu com seu emocional? Respire! Exercícios de controle da respiração são uma ferramenta simples e muito útil.

Outra boa opção é a meditação (há muitos vídeos e podcasts disponíveis com técnicas e acompanhamento). 

Tenha um Estilo de Vida Saudável

A segunda dica é ter um estilo de vida mais saudável, através da alimentação e prática de atividade física. Isso vale para todos, ansiosos ou não.

Alimentos leves e naturais contribuem para o equilíbrio hormonal e, consequentemente, emocional. O que já é ótimo para ajudar a controlar a ansiedade. Exemplo disso são os chás, que já se provaram muito eficazes a longo prazo, como o de camomila. 

A atividade física, por sua vez, ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse corporal ao liberar endorfina, ocitocina e serotonina, hormônios considerados do “prazer”. Ah, e não se esqueça de procurar ter uma boa noite de sono!

Dedique um Tempo para Você

Mais uma dica bacana é se dar um tempo periodicamente. Desligar-se das tarefas rotineiras por um período, ainda que curto, já contribui para desacelerar a mente.

Uma ideia legal é deixar um pouco as redes sociais de lado e ouvir uma música que goste, descansando em uma rede ou mesmo no sofá, degustando um vinho ou um suco de frutas ou algo de sua preferência.

É importante nos darmos um tempo com uma boa frequência. Se for possível viajar ou passear também é ótimo, mas se é necessário ficar em casa, apenas pare. Pare, admire o céu, tome um banho relaxante e tire um tempo para evitar pensar demais.

Tenha um Hobby

A penúltima dica é tenha um hobby. Faça algo que goste e que não seja por obrigação, mas por prazer. Você gosta de plantas? Experimente começar uma mini horta de temperos.

Gosta de cozinhar? Aprenda algumas receitas novas e convide algum amigo para um jantar.

Gosta de dançar? Inscreva-se em alguma aula diferente. Faça algo por você, que lhe dê prazer para dar uma pausa na rotina.

Busque o Autoconhecimento

A última dica é encontrar-se em si mesmo. Talvez seja a dica mais difícil e, por vezes, só o conseguimos com uma ajuda profissional. Mas nada do que for feito será efetivo se você não encontrar um equilíbrio. Procure conhecer seus medos e desejos. Entenda quais são as situações que provocam crises e os gatilhos que desencadeiam sentimentos fortes. O autoconhecimento é fundamental para que você possa encontrar equilíbrio emocional, saber a hora de pedir ajuda ou de se afastar de relações, pessoas e situações que te fazem mal.

Como dito, não é uma tarefa fácil, mas é a mais eficaz a longo prazo.

Boa sorte!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *