- Ter uma ideia
- Ter um rascunho
- Publicar em plataformas
- Buscar uma editora
- Divulgar o trabalho
Ter uma Ideia
Para uma ideia se transformar em um livro é preciso definir qual o gênero literário que domina. Mesmo que seja bom em muitos gêneros, foque em um e busque ler muitos títulos com o gênero escolhido.
A partir disso, é estabelecer uma rotina de trabalho. Escrever não é tarefa fácil, mesmo para quem tem muita habilidade.
Certa vez em uma entrevista, o apresentador Jô Soares disse que a dica mais preciosa que ouviu e o incentivou a escrever foi um “conselho” de um famoso escritor: “para fazer um livro é preciso escrever todos os dias, mesmo que seja para pôr uma vírgula em uma frase”.
Fundamental, também, é pesquisar sobre um tema, definir um roteiro, as personagens, o início, meio e fim da trama. Assim que o texto estiver pronto, mostrar a algumas pessoas próximas, quem sabe não serão seus futuros leitores?
Ter um Rascunho
Segunda etapa: ter um rascunho!
O rascunho é uma ferramenta valiosa para quem tem inspirações a qualquer hora do dia ou local. Então, anote tudo o que achar bom e necessário para o seu trabalho.
Às vezes, uma conversa com alguém, uma leitura, um programa, pode trazer ideias que servirá para o seu texto. Finalizando essa etapa, texto pronto, chegará a hora de fazer a revisão da obra.
Essa é uma tarefa que tem que ser feita com muita paciência e cuidado. A revisão é muito importante para não deixar passar erros e incoerências que prejudiquem a compreensão do leitor.
Se não tiver muitas habilidades para essa etapa, peça a alguém para fazer esse serviço. Há muitos revisores no mercado, inclusive sites que oferecem esse trabalho.
Publicar em plataformas
Uma forma de ver o seu livro, de uma maneira mais rápida e sem custos, publicado, é investir nas plataformas digitais. Atualmente, há uma variedade de sites que publicam textos de forma autônoma.
A vantagem é que essas plataformas têm um potencial enorme para atrair leitores e, quem sabe, atrair algum “olheiro” de alguma editora disposta a transformar o seu texto em um livro físico.
Alguns escritores foram descobertos nessas plataformas, como por exemplo, a Wattpad, que lançou ao mundo editorial autores como: Ana Todd, Taran Matharu, Lilian Carmine, Laurelin Page e Nana Pauvolih, entre outros.
Há uma variedade de plataformas disponíveis como a Clube dos Autores, Amazon KDP (Kildle Direct Publishe), Escrytos, Widbook, Kobo Riting Life, são alguns exemplos.
A busca de uma editora
Outra forma, um pouco mais trabalhosa, de ver o seu trabalho publicado, é investir na busca de uma editora. Muitos escritores iniciantes mandam seus textos por e-mails ou entregam pessoalmente.
Ao escolher uma editora, é importante analisar as que têm interesses em comum com o enredo da sua obra. Assim, as chances de algumas dessas editoras se interessarem são maiores.
A dificuldade nessa escolha será o tempo de espera por um retorno de algumas delas, mas se seu objetivo é esse, mantenha o foco e não desista!
Divulgar seu trabalho por conta própria
Nada mais fácil e de retorno mais rápido do que o famoso “boca a boca”. Portanto, caro futuro escritor, divulgue o seu livro aos familiares, aos amigos, aos colegas de trabalho, nas redes sociais etc.
Se tiver a sorte de ter logo o seu exemplar publicado por uma editora, distribua em rádios, bibliotecas ou espaços culturais. Essa é uma boa maneira de testar novos leitores e tornar a sua história conhecida.
Caso seja publicado em alguma plataforma, divulgue nas redes sociais, pelo wattsap ou por e-mail aos amigos e conhecidos.
Assim, quanto mais divulgado e lido for o seu texto, mais chances de sucesso e quem sabe, em um futuro próximo, o retorno financeiro por seu trabalho.
Avante escritores, mãos à obra!!
Sandra Coimbra, graduada em Língua Portuguesa e Literatura e pós-graduada em Língua Portuguesa e Linguística.
Silvana Bonfim, autora do livro “Um Brinde ao Futuro”, Editora Scortecci.

Sandra Coimbra
AutoraGraduada em Língua Portuguesa e Literatura e pós-graduada em Língua Portuguesa e Linguística.
Apaixonada por livros e pela literatura infanto-juvenil.
Fontes:
www.revistabula.com
www.listasliterarias.com
Revista Nova Escola – Edição Especial nº41


Deixe um comentário