- Ser educado é fundamental.
- Música, pode?
- A mesa de trabalho
- Telefonemas
- Ar condicionado
Ser educado é fundamental
Assim como ensinamos às crianças as “palavrinhas mágicas” que são “bom dia”, “por favor” e “obrigado”, não deveríamos esquecê-las nunca em nossas vidas de adultos também, principalmente no ambiente de trabalho.
No trato com os colegas, um cumprimento acompanhado de um sorriso é sempre muito bem-vindo. Lembre-se: um sorriso abre portas para oportunidades.
Ao sair do ambiente de trabalho, não esquecer de se despedir com um “até manhã” a todos, sem distinção de cargo ou funções.
Música, pode?
Muito cuidado, não invada o ambiente com música no computador. Nem todos são obrigados a ter o mesmo gosto musical que você.
Usar fones de ouvido é outra coisa fora da etiqueta profissional.
Primeiro porque desvia a sua atenção e segundo, obriga às pessoas a cutucá-lo para chamar atenção.
A mesa de trabalho
Uma mesa “limpa” é sinônimo de organização. Evite vasinhos, porta-retratos, caixinhas com objetos pessoais, papéis espalhados etc. Há empresas que até admitem e incentivam um pouco de personalização, mas não exagere.
Na dúvida, siga a dica: menos é mais.
Telefone
Evitar telefonemas particulares no ambiente de trabalho. Caso seja necessário, seja o mais breve possível. Não fale em voz alta para não incomodar quem está ao seu redor.
Ao sair do seu setor de trabalho, leve seu celular ou deixe em modo silencioso. Ninguém é obrigado a ouvir sons de chamadas na sua ausência.
Sempre que atender a um telefonema para uma outra pessoa, anote o recado e evite entrar em detalhes, seja breve e objetivo.
Ar condicionado
Há ambientes de trabalho que necessitam de temperaturas mais baixas, como os que comportam muitos aparelhos eletrônicos, por exemplo.
Portanto, antes de reclamar da temperatura do ambiente, primeiro pergunte aos outros colegas se também concordam em regular a temperatura a seu gosto.
Uma boa dica é ter sempre um casaquinho ou cachecol na gaveta ou armário, porque nesses casos, o bem estar comum prevalece sobre o individual.
Adaptado do livro “Alô Alô Chics Etiqueta Contemporânea”, de Gloria Kalil, Editora Ediouro.
Veja também nossas dicas para manter a casa organizada.


Deixe um comentário