Como manter sua casa organizada

Como manter a casa organizada

5 Dicas para manter a casa organizada

  1. Desapegue!
  2. Liste antes!
  3. Guarde tudo no lugar, sempre!
  4. Otimize espaços e atividades.
  5. Evite o consumismo.

A organização da casa é uma das tarefas que podem se tornar mais maçantes ao longo da semana. Isso vale para quem trabalha fora e para as donas (os) de casa. A verdade é que as tarefas são infinitas! Pois, trata-se de um ciclo que recomeça constantemente. 

Por isso é tão importante ter uma visão organizacional para administrar as tarefas domésticas. Dessa forma, além de facilitar o dia a dia, é possível economizar tempo e se dedicar a outras atividades prazerosas.

Afinal, é péssimo sentir que você está gastando mais tempo e energia que o necessário com limpeza e arrumação da casa. Então preste atenção nas dicas!

Desapegue!

Sim, desapegar de itens inutilizados é necessário.

A regra geral é: se está há pelo menos 1 ano sem uso, desapegue-se. Doe ou venda. 

Facilita muito manter uma casa (ou qualquer ambiente) organizado quando não está entulhado de objetos inúteis (pelo menos para você ou sua família nesse momento). Porque além de juntar poeira, ocupa um espaço que, com certeza, é precioso. 

Isso se aplica a roupas, por exemplo, você pode escolher suas peças diárias com mais rapidez, sem uma montanha de roupas inutilizadas atrapalhando. Manter uma arrumação aparentemente mais agradável. Evitar cheiro de mofo. E muito mais! 

Também se aplica aos armários de cozinha, com potes sem tampa, quebrados, xícaras em excesso (para que 15 canecas em uma casa com 3 ou 4 pessoas?); ademais de estantes de livros, coleções de CDs antigos e muito mais. 

Certamente, existem itens que possuem um vínculo sentimental e guardamos. Mas são objetos selecionados, e geralmente não ocupam tanto espaço assim. 

Faça uma lista

Não precisa ser uma lista escrita, pode ser mental. Mas uma lista escrita ajuda muito a organizar as tarefas. Você pode listar por dias da semana, separando tarefas que podem ser distribuídas pelos dias úteis (incluindo ou não o final de semana).

E não se esqueça de que todos que moram na casa precisam contribuir com as atividades. Há tarefas proporcionais para todas as idades!
Também é possível fazer uma lista com tarefas mensais, como aspirar o sofá, limpar os vidros, tirar teias de aranha das paredes…

Guarde as coisas no seu devido lugar

Exatamente! Usou? Guardou!

E isso tem que valer para tudo e para todos dentro de casa!

Ao acordar, arrume a cama. Ao tomar banho, já pendure a toalha para secar. Ao trocar de roupa, guarde no armário ou ponha no cesto. Ao chegar da rua, guarde seu sapato. Ao beber água, já lave o copo.

São atitudes muito simples que contribuem muito para a rotina de todos da casa.

Otimize espaços

Otimize os espaços com prateleiras, organizadores, cabides, nichos e itens apropriados. Hoje em dia é possível encontrar uma infinidade de objetos que contribuem muito para otimizar espaços, grandes e pequenos.

Mas não se esqueça de otimizar suas tarefas! Utilize (com moderação e consciência) eletrodomésticos e produtos que facilitam a arrumação e limpeza.

Na cozinha existe uma multiplicidade de itens que facilitam demais na hora de preparar as refeições, como a panela de arroz elétrica, a air fryer e outros. Além disso, guardar frutas e verduras lavadas também são formas simples de otimizar o tempo na cozinha.

É claro que para quem prefere optar pela moda antiga, também há formas de otimizar, como deixar os legumes de molho para adiantar o cozimento, porcionar os congelados, preparar quantidades maiores para sobrar para a próxima refeição, etc.

Evite o consumismo

Uma boa forma de manter a organização da casa é não ter mais coisas do que você pode utilizar. Pode parecer redundante da primeira dica, mas não é!

Não estamos falando de guardar itens inúteis ou inutilizados, mas de não comprar, não consumir uma porção de parafernalha que você não vai usar nunca (ou muitíssimo raramente).

Isso não fica restrito a comprar, mas até a receber! Em festas, por exemplo, não traga um monte de lembrancinhas que não terão serventia para você (exceto o que se pode efetivamente ser guardado como lembrança).

Ou quando alguém lhe oferecer algo (seja como doação ou não), se não lhe é mesmo útil, não aceite. Explique com jeitinho que você não precisa deste objeto e pode haver alguém que esteja necessitando justamente dele. Boa sorte!

Tem alguma dica que você já aplica no seu dia a dia. Comenta aqui com a gente.

Veja também nossas dicas de etiqueta no trabalho.


Comments

2 respostas para “Como manter sua casa organizada”

  1. […] Veja também nossas dicas para manter a casa organizada. […]

  2. […] trabalhar o desapego. Muitas vezes é difícil nos desfazer de objetos que não nos servem mais, ou porque quebraram ou […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *